Carregando...
JusBrasil - Política
19 de abril de 2014

Escola Emílson de Jesus Machado realiza feira de livros em homenagem a Ziraldo

Publicado por Prefeitura Municipal de Macaé (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Escola Municipal de Educação Infantil Professor Emilson de Jesus Machado realizou, na sexta-feira (25), a “Feira de Livros - Aprendendo com o Ziraldo”. Com material produzido pelos alunos do maternal I e II e pré I e II, o evento contou com exposição de trabalhos, além de contação de histórias e apresentação cultural. Tudo em homenagem a um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil, autor de obras como “O Menino Maluquinho”, “Flicts”, “Turma do Pererê”, “O Bichinho da Maçã”, “O Joelho Juvenal” e “Uma Professora Muito Maluquinha”, dentre outras.

O projeto “Aprendendo com o Ziraldo” teve início no semestre passado, com o objetivo de levar para as crianças um pouco mais de cultura e informação a respeito de diversos autores. Este ano, Ziraldo foi o escolhido por ser autor de histórias infantis capazes de fazer com que os alunos aprendam brincando e se encantando pela leitura:

- Trabalhamos através das histórias do Ziraldo temas como família, solidariedade e amizade. Até porque estamos chegando perto do Natal e aproveitamos este gancho. Tudo para incentivar o gosto pela leitura desde os dois anos de idade, pois acreditamos que assim os estimulamos a querer sempre aprender, disse a diretora Gláucia Rodrigues.

Para a realização da Feira de Livros, o projeto foi dividido entre os períodos, que trabalharam livros específicos. Os menores ficaram com livros que falam de animais, além de trabalharem com o próprio corpo. Já os maiores trabalharam temas com a solidariedade e a amizade. Para Kelly Carvalho, mãe da aluna do pré-I, Maria Luiza, estes são temas importantes para o desenvolvimento das crianças:

- É importante para a educação dos nossos filhos este incentivo a leitura de maneira lúdica, através de brincadeiras. Além disso, eles produzem o que desperta ainda mais a curiosidade em aprender.

A E.M.E.I. Emilson de Jesus Machado também realiza outro projeto, em que a criança leva para casa um livro em uma sacolinha, contendo também um caderno, onde os pais registram o que acontece com a chegada do livro em casa. Ao trazer o livro de volta, os alunos socializam a experiência com a turma.

Além disso, todas as turmas têm uma aula por semana na sala de leitura, planejada de acordo com o projeto que a escola está trabalhando e com as habilidades a serem desenvolvidas nas crianças de 2 a 5 anos. Inclusive, uma parceria com o Banco Itaú permitirá que o acervo do colégio seja aumentado:

- Estamos contando com o apoio do Itaú, para enriquecer nosso acervo. Já temos uma sala de leitura com alguns livros, mas o Itaú nos doará mais 100 livros, o que é importante para estarmos nos renovando e fazendo com que, cada vez mais, as crianças se encantem e tenham gosto em ler e escrever, que é o nosso objetivo - finalizou a diretora.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-macae.jusbrasil.com.br/politica/8134954/escola-emilson-de-jesus-machado-realiza-feira-de-livros-em-homenagem-a-ziraldo